Algumas ações devem sempre ser feitas de forma reservada, nem tudo pode ou deve ser feito em público. A vida em sociedade nos exige um mínimo de pudor, de respeito ao próximo e nem tudo é adequado, principalmente quando você deixa as outras pessoas constrangidas ou invade o espaço alheio com sons e cheiros desagradáveis. Algumas dicas são óbvias, mas o óbvio também precisa ser dito.
Ajustar sua roupa íntima
Jamais arrume a calcinha, ou faça o famoso “resgate” em público. Isso também vale para o sutiã. Se a peça íntima estiver te incomodando, vá até o banheiro, ou procure algum cantinho sem ninguém por perto para ajeitá-la no lugar.
No caso dos homens, nada mais constrangedor do que ficar tocando nas partes íntimas, ou ajeitando a cueca em público. Infelizmente isso é comum, mas é um hábito a ser evitado, porque pega muito mal. Vá até um local reservado para ajeitar o que o está incomodando.
Falar alto ao telefone
Outra coisa que infelizmente estamos acostumados a ver por aí são pessoas falando alto ao telefone, pior ainda se o ambiente for fechado (sala de espera de clínicas, elevador, restaurantes, entre outros). É muito deselegante invadir o espaço sonoro das outras pessoas, ainda mais quando está falando de negócios, dinheiro ou vida íntima. Ninguém precisa saber o quê ou com quem você está conversando. De preferência, sempre que o telefone tocar, peça licença e vá até um local reservado para conversar.
Fazer higiene pessoal
É constrangedor e anti-higiênico fazer sua higiene pessoal na frente de outras pessoas. Palitar os dentes ou passar fio dental à mesa, mesmo cobrindo a boca com as mãos é uma atitude desagradável com quem está ao seu redor. Também vale para inserir os dedos no nariz para tirar aquela sujeirinha (mesmo que você tente disfarçar, acredite, todo mundo percebe), e tirar remela dos olhos. Vá até o banheiro ou procure um local reservado para fazer qualquer tipo de higiene íntima.
Cuspir ou soltar gases
Parece óbvio, mas não é. É muito comum ver pessoas cuspindo nas ruas e calçadas. É uma atitude deselegante e insalubre, visto que a secreção é rica em microrganismos, e pode se tornar um foco de contaminação caso a pessoa esteja doente. Além disso, pode aderir na sola do sapato de quem passar por ali, ou pode ser lambida por algum animal.
Inclua na lista das atitudes desagradáveis soltar gases. Já tive o desprazer de presenciar isso até em elevadores, onde o odor não tem para onde ir. Tente segurar até estar distante de outras pessoas ou em um local mais reservado.
No fundo no fundo, todo mundo sabe o que deve e o que não deve fazer em público. Mas é sempre preciso relembrar. –
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
MATERIA: Larissa Almeida